O que é o Coletivo Dandara?


          O coletivo feminista Dandara é um espaço de estudo, debate e construção política que busca fortalecer a luta coletiva contra todas as formas de opressão impostas às mulheres. Entendemos que a dominação sobre as mulheres tem origem na construção histórica do feminino e do masculino e na atribuição de papéis sociais distintos e hierarquizados para cada um deles. Tal realidade, marcada por liberdades e oportunidades díspares, instiga o movimento feminista a trazer à tona as contradições e relações de poder que delineiam a nossa formação cultual sexista, além de impulsionar a iniciativa de análise crítica das bases materiais e dos mecanismos que edificam e justificam um sistema socialmente desigual.
          Desse modo, buscamos desconstruir a crença de que a realidade discriminatória que conhecemos é algo feito e acabado, pois só assim poderemos vislumbrar a subversão das estruturas sociais marcadas pela articulação das desigualdades de gênero, de classe, de raça-etnia e de orientação sexual. Sob a perspectiva da justiça e da igualdade sociais, as discussões do nosso coletivo partem de temas como divisão sexual do trabalho, violência doméstica, assédio moral e sexual, descriminalização do aborto e "mercantilização" do corpo da mulher associada à imposição de padrões de comportamento e beleza.
          No eixo da extensão universitária, desde 2009, o Dandara participa, em parceria com várias organizações, da Coordenação do curso de Promotoras Legais Populares. Procuramos, por meio da educação jurídica popular, usar os conhecimentos que adquirimos no mundo acadêmico e nas nossas discussões para contribuir na emancipação coletiva das mulheres. O objetivo do curso é tornar as alunas multiplicadoras de conhecimento sobre seus direitos, aptas a contribuir na transformação social e na formação de agentes políticas que lutam pela equidade de gênero, classe e raça.